terça-feira, 4 de março de 2008

EB1 da Comenda – Reunião de Pais
11 de Fevereiro

Foi no âmbito da reunião de pais realizada na EB1 da Comenda, a propósito dos “Contratos de Ler, Ouvir e Divertir” que surgiu a ideia das “Leituras Trocadas”.
Esta proposta, assume especial relevo no contexto do Projecto Educativo “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas” porque foi uma proposta de um dos pais presentes. Recuando à sua infância este pai sugeriu que cada aluno levasse de casa um livro que troca, por um determinado período de tempo, com um colega. Além de facilitar o acesso das crianças a mais livros e a mais experiências literárias, esta actividade transmite, sobretudo, a noção de partilha tão necessária nestas idades.
Para complementar o proposto, foi sugerido que cada aluno criasse o seu “Diário de Leituras”, que não é mais do que um caderno, onde cada um pode expressar da maneira que mais lhe convier as suas opiniões acerca dos livros que leu, sejam eles de outro colega, dos sacos da fada palavrinha, dos que estão na sala, importante é criar um registo acerca da reflexão que foi feita a um determinado texto, num determinado tempo.
Face à pertinência que esta proposta assume, não só, ao nível da promoção da leitura, como ao nível da promoção de valores fundamentais para a formação de crianças e jovens, somos a sugerir que cada escola, jardim-de-infância, IPSS, participante no projecto educativo “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas” implemente esta actividade na sua escola, na sua sala.

Ficamos à espera de mais contributos como o do pai da EB1 da Comenda.
Obrigada por participar connosco neste projecto.

5 comentários:

Anónimo disse...

Descobri hoje o blogue da fada. Por um lado fiquei fascinada já que a fada palavrinha é amiga cá da casa, pela boca da minha filha. Por outro lado fiquei desiludida com a falta de conteúdo e pela pouca divulgação desta iniciativa.
Será que enquanto pais não deveriamos ter voz activa neste espaço? Tenho tantas coisas para dizer das aventuras da criançada cá em casa.
Espero que levem o projecto para a frente. Boa sorte!

Teresa

Anónimo disse...

Acto de amor

A Madalena não sabe ler. Mas sabe sentir. Sente o calor do corpo da mãe que lhe lê diáriamente a história da Luisa Gazeta. A Madalena não sabe ler. Mas sabe sentir. Sente a voz da mãe que descreve a vida da Luisa Gazeta que vive no campo e conhece a natureza melhor do que ninguém. A Madalena não sabe ler. Mas sabe sentir. Sente as cores do vestido da Luisa Gazeta, que corre para o campo fugindo das perguntas do sr. inspector. A Madalena não sabe ler. Mas sabe sentir. Sente o cheirinho da cama, dos lençóis, dos pijamas, das folhas do livro da Luisa Gazeta. A Madalena não sabe ler. Mas sabe sentir. Sente o gosto dos beijos repenicados da mãe, sente os beijos que dá à Luisa Gazeta que não tem nem sentimentos, porque é um desenho, mas que se deixa beijar em todas as páginas em que está desenhada. A mãe não sabe ensinar, mas ouve com agrado a Madalena dizer antes de dormir, voltando a pegar no livro: Agora soi ieu!...(doc isec.universitas)

Helena Pereira, Feijó

Anónimo disse...

Quando se sabe ler bem e se desenvolveu o hábito, ler é um prazer que sabe bem ter cultivado. O percurso para adquirir esse hábito é igualmente um prazer e pode ser um prazer partilhado. Na leitura podem-se encontrar/reencontrar as gerações. Pais e filhos, avós e netos, para todos há espaço no mundo das letras e dos livros.
Bem hajam

Anónimo disse...

Se a mãe ou o pai se sentarem com o seu filho em torno de um texto curto, podem desenvolver algumas actividades lúdicas de leitura: cada um lê uma frase da história; o adulto lê primeiro uma frase e a criança repete-a; o adulto lê uma frase com um erro e a criança repete-a corrigindo o erro (Ex.: O adulto lê "O boi cruzou-se com o cão." A criança repete e corrige "O boi cruzou-se com o cavalo.").

LIVROS RECOMENDADOS PARA JARDIM DE INFÂNCIA. DESTINADOS A LEITURA COM APOIO DO PROFESSOR OU DOS PAIS.

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/upload/obras_recomendadas/or_preescolar_leituraautonoma.pdf

Anónimo disse...

Nós participamos no Projecto "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas"
Todos colaboramos no Projecto da Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas. O livro que trabalhamos chama-se "O Coelho Comilão", de Maria Alberta Menéres. Neste espaço vamos apresentar-vos alguns dos trabalhos que já fizémos.

http://ostraquinasdafadapalavrinha.blogs.sapo.pt/

os traquinas da fada palavrinha